aglomerações

Semana começa com movimento intenso em Santa Maria

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Apesar da recomendação de autoridades e agentes de saúde para evitar aglomerações em função da pandemia do coronavírus, a segunda-feira foi de ruas e avenidas movimentadas em Santa Maria. No Centro, que nas últimas semanas registrava pouco movimento, filas se formavam em frente a bancos, casas lotéricas e lojas que estão com as portas abertas para receber pagamentos dos clientes.  

Seguindo a recomendação do decreto municipal, que entrou em vigor nesta segunda, muita gente saiu às ruas usando máscara de proteção. Já outros, dispensaram o equipamento. Contudo, a prefeitura alerta que a máscara não pode ser usada por mais de duas horas e, ao chegar em casa, deve-se lavar o tecido com água sanitária e deixar de molho por cerca de 10 minutos. Depois, quando estiver seca, a orientação é passar um ferro de roupas e guardar em um saco plástico.

Na Praça Saldanha Marinho, mesmo que os bancos tenham sido retirados pela prefeitura, muita gente aproveitou os canteiros para se sentar. Aglomerações também foram avistadas em frente aos vendedores ambulantes que, mesmo com o comércio fechado, seguiam comercializando seus produtos ao ar livre.

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AUXÍLIO
Para muitos trabalhadores, a manhã de segunda-feira foi destinada a regularizar sua situação cadastral para o recebimento do auxílio emergencial de R$ 600. O CPF precisa estar regularizado para que o cadastro seja analisado e, posteriormente, aceito.  

Uma fila de cerca de 15 pessoas se formou às 9h30min de hoje em frente ao prédio da Receita Federal de Santa Maria, no centro da cidade. A auxiliar administrativa da Receita, Isadora Borges, estava organizando a entrada e alertou que os usuários que tiverem internet ou celular, priorizem o atendimento online.

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- Nós estamos atendendo ao público apenas para o serviço de regularização do CPF ao público que não pôde fazer essa atualização ou regularização cadastral online. A gente pede ao público que façam o possível para resolver tudo pela internet, evitando filas e aglomerações - diz.

O auxiliar de serviços gerais Jair Andrade Paz, estava na fila e explicou os motivos de não ter resolvido a situação pela internet.

- Eu não tenho internet em casa e meu celular não roda aplicativos, então vim aqui no atendimento para deixar tudo certo - conta Paz.


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